Wednesday, October 04, 2006

Eu quero!² Eu quero!² Eu quero!²

Novo 'The Who' toca no Brasil em fevereiro

Nos anos 60, o mundo da música gravitava em torno das grandes bandas britânicas: Beatles, Stones, The Who. Muito do que ainda vemos hoje nos palcos é reflexo daquilo que eles foram. Os primeiros da lista, The Beatles, não pudemos ver juntos na América Latina. Os Stones, bom, eles já são quase prata da casa.

Faltavam eles, The Who. Pois bem: não faltarão mais. Eles estão chegando, em disco novo e ao vivo. Tocam no Rio e São Paulo em fevereiro, trazidos pelo empresário Luiz Oscar Niemeyer. As datas e os locais ainda estão por ser confirmados. O disco novo, Wire & Glass (lançamento Universal Music), é o primeiro de estúdio da banda em 23 anos.

Formado em 1964 em Londres, foram os pioneiros nas grandes óperas do rock, pioneiros em usar o sintetizador, pioneiros em catalisar a rebeldia jovem para ondas comportamentais - foram de suas roupas e estilo que surgiu a onda dos mods, nos anos 60. E é de seu guitarrista, Pete Townshend, uma das frases mais simbólicas da era do rock: 'Hope I die before I get old' (Espero que eu morra antes de ficar velho). O verso é da canção My Generation.

Hoje com 61 anos, contrariando a máxima filosófica de quando tinha 20 e poucos, Pete Townshend falou com exclusividade ao Estado sobre a primeira visita do Who ao Brasil, 42 anos após terem iniciado suas atividades. 'Demorou muito. Nós deveríamos ter ido muitos anos atrás. Mas foi na época em que o Brasil começou a convidar as grandes bandas que o The Who se separou, em 1982. Estamos muito excitados com essa turnê no Brasil. Nossa música casa muito bem com sua filosofia. Seu ministro da Cultura manifestou interesse em trabalhar com minha namorada, Rachel Fuller, cuja música soa às vezes como a de Astrud Gilberto. Então, é possível que tentemos tocar em algum clube pequeno juntos.'

O 'novo' Who tem Roger Daltrey e Pete Townshend, o tecladista John 'Rabbit' Bundrick, o baixista Pino Palladino, o baterista Zak Starkey (filho de Ringo Starr), e o irmão mais novo de Townshend, Simon, na guitarra e nos vocais de apoio.

(Fonte: Último Segundo)

No comments: